segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Solidariedade



Assisti há pouco um vídeo em que um filhote está “aprendendo a descer a escada” da casa de seus donos e um cão adulto fica por perto dando uma espécie de apoio moral. Após assistir o vídeo um comentário feito pela minha irmã me fez pensar em algumas coisas e, entre elas, a solidariedade. A solidariedade entre os homens – animais racionais e os animais ditos irracionais.

Solidariedade. Afinal de contas o que significa? Segundo o dicionário Michaelis é a condição grupal resultante da comunhão de atitudes e sentimentos, de modo a constituir o grupo unidade sólida, capaz de resistir às forças exteriores e mesmo de tornar-se ainda mais firme em face da oposição vinda de fora. Havia outras definições, mas esta foi a que melhor explica o que queremos trazer a reflexão dos amigos. “Comunhão de atitudes e sentimentos”. Em algum momento, de nossas vidas, nos colocamos em comunhão com um grupo ou uma atividade que trouxesse beneficio para os outros? Sem que não tivéssemos algum interesse particular, enfim fazer algo de produtivo e positivo sem esperar ter lucro.

Ao assistir o vídeo perceberemos que o cão adulto sobe e desce a escada para apoiar e incentivar o filhote a descer, mas também para protegê-lo caso algum acidente ocorra. E nós, quantas vezes fizemos isso? Em quais ocasiões deixamos as nossas preocupações de lado e nos predispomos a ser uteis a outrem. Infelizmente na nossa sociedade atual, em que estamos cada vez mais preocupados com o imediatismo, tenho certeza que poucas vezes fomos solidários a alguém.

Alguns dirão que fazem isso quando doam alimentos e utensílios para as vítimas das catástrofes naturais. Isso é bom, é um começo. Mas que tal aprofundarmos essa relação e doar um pouco mais? Mais do nosso tempo, da nossa atenção. Que tal visitar um lar de idosos, um hospital, dar mais atenção a quem está ao nosso redor.

Temos tanto para oferecer, não precisamos ter dinheiro ou posses para sermos solidários. Precisamos apenas sermos humanos, na acepção correta da palavra. Pois quando respeitamos, ouvimos, tratamos bem ou somos empáticos com o nosso próximo estamos sendo solidários, como todos deveríamos ser.

Tonni Nascimento

2 comentários:

Carla Luz disse...

Os animais nos ensinam tanto, não é?
Acho que a gente podia aprender bem mais com eles!

Tonni Nascimento disse...

É Carlinha, as vezes eles são mais racionais do que os homens.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...